É
a influência ou ministério do Espirito Santo que capacita todos os que estão
num relacionamento correto com Deus para entender as Escrituras (I Cor.2:12;
Lc.24:32,45; IJo.2:27).
A
iluminação não inclui a responsabilidade de acrescentar algo às Escrituras
(revelação) e nem inclui uma transmissão infalível na linguagem (inspiração)
daquele que o Espirito Santo ensina.
A
iluminação é diferenciada da revelação e da inspiração no fato de ser prometida
a todos os crentes, pois não depende de escolha soberana, mas de ajustamento
pessoal ao Espirito Santo. Além disso a iluminação admite graus podendo
aumentar ou diminuir (Ef.1:16-18; 4:23; Cl.1:9).
A
iluminação não se limita a questões comuns, mas pode atingir as coisas
profundas de Deus (ICo.2:10) porque o Mestre Divino está no coração do crente
e, portanto, ele não houve uma voz falando de fora e em determinados momentos,
mas a mente e o coração são sobrenaturalmente despertados de dentro (ICo.2:16).
Este despertamento do Espírito pode ser prejudicado pelo pecado, pois é dito
que o cristão que é espiritual discerne todas as coisas (ICo.2:15), ao passo
que aquele que é carnal não pode receber as verdades mais profundas de Deus que
são comparadas ao alimento sólido (ICo.2:15;3:1-3; Hb.5:12-14).
A
iluminação, a inspiração e a revelação estão estritamente ligadas, porém podem
ser independentes, pois há inspiração sem revelação (Lc.1:1-3; IJo.1:1-4);
inspiração com revelação (Ap.1:1-11); inspiração sem iluminação (IPe.1:10-12);
iluminação sem inspiração (Ef.1:18) e sem revelação (ICo.2:12; Jd.3); revelação
sem iluminação (IPe.1:10-12) e sem inspiração (Ap.10:3,4; Ex.20:1-22). E’ digno
de nota que encontramos estes três ministérios do Espirito Santo mencionados em
uma só passagem (ICo.2:9-13); a revelação no versículo 10; a iluminação no
versículo 12 e a inspiração no versículo 13.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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