Angelogia - Teologia 02.12
Etimologia e conceito do
termo
A palavra
portuguesa anjo possui origem no latim angelus, que por sua vez
deriva-se do grego angelos. No idioma hebraico, temos mal'ãk. Seu
significado básico é “mensageiro” (para designar a idéia de ofício de
mensageiro). O grego clássico emprega o termo angelos para o mensageiro,
o embaixador em assuntos humanos, que fala e age no lugar daquele que o enviou.
No Antigo
Testamento , onde o termo mal'ãk ocorre 108 vezes, os anjos aparecem como seres
celestiais, membros da corte de Yahweh, que servem e louvam a Ele (Ne 9.6; Jó
1.6), são espíritos ministradores (1Rs 19.5), transmitem a vontade de Deus (Dn
8.16,17)), obedecem a vontade de Deus
(Sl 103.20), executam os propósitos de Deus (Nm 22.22), e celebram os louvores
de Deus (Jó 38.7; Sl 148.2).
No Novo
Testamento, onde a palavra angelos aparece por 175 vezes, os anjos aparecem
como representativos do mundo celestial e mensageiros de Deus. Funções semelhantes
às do Antigo Testamento são atribuídas a eles, tais como: servem e louvam a
Cristo (Fp 2.9-11; Hb 1.6), são espíritos ministradores (Lc 16.22; At 12.7-11;
Hb 1.7,14), transmitem a vontade de Cristo (Mt 2.13,20; At 8.26), obedecem a
vontade dEle (Mt 6.10), executam os Seus propósitos (Mt 13.39-42), e celebram
os louvores de Cristo (Lc 2.13,14). Ali, os anjos estão vinculados a eventos
especiais, tais como: a concepção de Cristo (Mt 1.20,21), Seu nascimento (Lc
2.10-12), Sua ressurreição (Mt 28.5,7) e Sua ascensão e Segunda Vinda (At
1.11).
O termo
teológico apropriado para esse estudo que ora iniciamos é Angelologia (do grego
angelos, “anjo” e logia, “estudo”, “dissertação”). Angelologia se constitui,
portanto, de doutrina específica dentro do contexto daquilo que denominados de
Teologia Sistemática, a qual se ocupa em estudar a existência, as
características, natureza moral e atividades dos anjos. Quando consideramos os anjos, como nas outras
doutrinas, existe campo para o uso da razão. Considerando que Deus é Espírito
(Jo 4.24), que não participa de maneira nenhuma dos elementos materiais, é
natural presumir que existem seres criados que se assemelham mais com Deus do
que com as criaturas terrestres que combinam o elemento material com o
imaterial. Há um reino material, um reino animal e um reino humano; assim,
podemos presumir que há um reino angélico ou espiritual. Contudo, a Angelologia
não repousa sobre a razão ou a suposição, mas sobre a “Revelação”.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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