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2 de outubro de 2018

História Do Cristianismo - Teologia 32.180 - TEMPO DE MARTÍRIOS

História Do Cristianismo - Teologia 32.180



TEMPO DE MARTÍRIOS

Se fôssemos descrever todos os martírios que fizeram os "hereges" sofrer durante esta perseguição, teríamos de es­crever um martirológio, e isso iria muito além dos nossos limites. Guilherme Sautree teve a honra de ser a primeira vítima desta nova lei. A ele seguiu-se João Badby, um ar­tista de Worcester, cujo martírio foi presenciado pelo jo­vem príncipe de Gales - depois Henrique V. Conta-se des­te mártir que, quando acenderam o fogo, ele pedira miseri­córdia, e Henrique ordenara que fosse tirado das chamas. Trazido à sua presença, o príncipe perguntou-lhe: "Queres abandonar a heresia e conformar-te com a fé da santa ma­dre igreja? Se queres, terás sustento por um ano tirado do tesouro do rei". Mas João Badby tinha estado a pedir mi­sericórdia de Deus e não dos homens, e a sua firmeza não se abalou com mais esta prova. Foi, em conseqüência, le­vado segunda vez para as chamas.
Como os lollardos aumentassem cada vez mais, o arce­bispo Arundel fez convocar um concilio no ano de 1413, a fim de procurar melhores meios de os suprimir, e desde esse tempo, durante perto de um século, as chamas da per­seguição foram ardendo por toda a Inglaterra, e conservou-se o mesmo rigor na busca dos hereges; mas Deus tinha de­cretado que a obra dos seus servos prosseguisse; e quem poderia deter a sua mão? As miseráveis criaturas de Roma podiam fazer diminuir o pequeno bando de cristãos, por meio de fogo e outras torturas, e prisões (as tribulações eram o quinhão que os fiéis discípulos esperavam), mas não podiam destruir a obra que Deus tinha começado. A sua Palavra - aquela semente incorruptível que vive e per­manece eternamente - estava nas mãos do povo, e enquan­to o poder dela estivesse entre eles, as armas de Roma eram impotentes, e a obra de Deus nas almas havia de se efetuar para a sua glória.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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