História Da Igreja - Teologia
30.47
CAPÍTULO 5
MARTINHO LUTERO
Com certeza este é o maior nome da
reforma protestante, sua vida e trabalho têm grande importância em todo o
mundo, para alguns psicólogos ele era
prepotente, arrogante e egocêntrico,
para a cristandade o homem que revolucionou todo o sistema religioso.
Martinho Lutero nasceu em 10 de
novembro de 1483, em Eisleben, Saxônia‐Turíngia, na Alemanha. Desde sua
infância foi religioso, seu pai trabalhava nas minas e lhe deu uma educação
rigorosa baseada na obediência e piedade. Foi estudar na cidade de Magdeburgo e
Eisenach, mais tarde ingressaria na universidade de Erfurt onde iniciou o curso
de direito. Saiu da universidade em 1505. A contra gosto de seus pais entrou para o
mosteiro dos Agostinianos
na cidade de Erfurt onde estudou
teologia por dois anos, foi ordenado em 1507. Foi convidado a lecionar na
universidade de Wittemberg sob custódia do vigário geral dos Agostinianos
Johann von Staupitz, que em 1511 o enviou a Roma.
Mesmo antes da viagem
Lutero já andava descontente
com algumas práticas da igreja,
tentava através da autoflagelação, do jejum e das
orações encontrar paz para seu coração.
Com a mente cheia de dúvidas e a alma
ansiosa por algo quer lhe trouxesse tranqüilidade, Lutero foi a Roma. O papa da
época era Júlio II (1503‐1513), chamado o “papa guerreiro” devido sua liderança
pessoal de exércitos, foi nomeado cardeal por seu tio o papa Sisto IV que
também lhe conferiu altos cargos eclesiásticos, chegou ao papado após comprar o
cargo por grande soma de dinheiro.
Lutero em Roma viu e ouviu coisas que
não o amimaram muito mas mesmo assim visitou muitas igrejas e viu as relíquias
que segundo a tradição da igreja
que diz que somente por contemplá‐las
muitos pecados eram perdoados; subiu a “Scala Sancta” que segundo a tradição
foi trazida da casa de Pilatos e supostamente Jesus havia subido por ela sendo
acompanhado pelos soldados, subindo de joelhos, em cada degrau o fiel devia
rezar um pai nosso, tudo
isso servia de indulgência para
perdão de pecados de vivos e de mortos e Lutero o fez para que seu pai fosse
tirado do purgatório. Ao chegar no topo da escada disse: “Quem sabe se tudo
isso é verdade?”.
Ao retornar para Wittemberg continuou
seus estudos e a lecionar na universidade. Em 1512 alcançou o doutorado em
teologia, seus estudos teológicos continuaram, lia assiduamente a bíblia e
estudava as obras de Bernardo de Claraval (1090‐1153) que havia sido doutor da
Igreja e fundador da abadia
cisterciense de Claraval, na França,
seus escritos eram muito bem aceitos devido seus ensinos que prezavam por uma
vida monástica elevada o que era de grande contraste com a imoralidade que o
clero vivia no tempo de Lutero.
Seu desenvolvimento como teólogo lhe
proporcionava grande respeito por parte da igreja e do povo, porém suas dúvidas
quanto à justificação da alma lhe afligiam, tentava por todas as maneiras
encontrar o caminho para a paz com Deus.
Após ser o grande pivô da reforma
escreveu em 1520 três célebres livros os quais mais tarde formariam as bases
para o luteranismo An den christlichen
Adel deutscher Nation (A nobreza
cristã da nação alemã), De captivitate Babylonica ecclesiae praeludium (Da
servidão babilônica da Igreja), escrito em
latim e dirigido a clérigos e
intelectuais, e Von der Freiheit eines Christenmenschen (Da liberdade de um
cristão). Sua maior obra com certeza foi a tradução da bíblia para o alemão.
Negando o celibato imposto pela
igreja em 1525 casou‐se com a Ex‐freira Katherina von Bora.
Lutero morreu na cidade de Eisleben
em 18 de fevereiro de 1546, sua esposa permaneceu viúva falecendo em 1552.
Como veremos a diante sua importância
é grandiosa no que se refere à conquistas que a igreja adquiriu, é certo que
cometeu erros e manteve alguns dos ensinamentos da igreja romana os quais
posteriormente foram excluídos da igreja reformada.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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