Fundamentalismo - Teologia 24.32
UMA ANÁLISE DO DIÁLOGO TEOLÓGICO ATUAL
ENTRE OS NEO-EVANGÉLICOS E OS APÓSTATAS
CAIO FÁBIO DE ARAUJO FILHO [Ministro Presbiteriano desde 1978, pensador, escritor, metido a
teólogo, que tem usado largamente das teologias liberais, neo-ortodoxas e
neo-evangélicas, cuja verborragia elegante com falso ar de modernidade, já
produziu mais de 55 títulos publicados. Presidente da VINDE - Visão Nacional de
Evangelização (órgão de caracter ecumênico e ecumenizante, que iria levá-lo a
realizar seu grande sonho, uma super entidade ecumênica a nível nacional,
através de congressos ecumênicos para pastores e líderes, e pelo curso
VINDE-SAT por satélite, onde fez a cabeça de um grande número de pastores e
líderes descomprometidos com o fundamentalismo, e que esperavam apenas o
surgimento de um líder carismáticos que os guiasse. Caio Fábio era esse homem).
Presidente da AEvB - Associação Evangélica Brasileira (a super-organização
nacional sonhada por Caio Fabio e outros pastores neo-liberais e
neo-evangélicos). Ainda é membro da Fraternidade Teológica Latino-Americana, 1º
Vice-Presidente da Missão Portas Abertas, membro dão CONSEA - Conferência
Nacional de Segurança Alimentar da Presidência da República e membro do Comitê
de Lausane. Com exceção do CONSEA, todos os outros órgãos são ecumênicos e
ecumenizantes. Em um panfleto que divulga um de seus livros , seu ministério é
chamado de "holístico" (do grego "holos", que significa
inteiro ou unificado. Termo muito usado pelo Movimento Nova Era, embora não
estamos querendo dizer que ele tenha algo com este movimento, mas que ao
aplicar a seu ministério este termo, percebe-se a presunção ecumênica dele e de
seus seguidores.)
Caio Fabio tem sido não só o líder do
movimento ecumênico no Brasil, mas também, tem sido um dos maiores promotores
do
carismátismo-pentescostal entre os evangélicos. Pois, a experiência
pentecostal carismática é maio força ecumenizante que existe. Um exemplo disso
ocorreu no Congresso para líderes de todo Norte e Nordeste do Brasil presidido
por Caio Fábio em setembro de 1994 em Fortaleza que reuniu 1.400 participantes
com líderes das mais diversas denominações evangélicas. Numa entrevista ao
jornal "O POVO" de 30/09/94, um dos participantes do congresso disse
ao jornal: "Entre as questões debatidas no encontro estão a missão global
e o aprofundamento teológico dentro de um
maior desenvolvimento carismático. Segundo ele, os participantes
chegaram a traçar rumos de ação para os próximos anos em relação ao trabalho
evangelizador... além de uma
maior aceitação dos dons espirituais". *Caio Fabio no 16º
desafio aos "Novos Ministros para uma Nova Realidade" em livro seu
com este título desafia cada ministro a: "16. Desenvolver um carismatismo
ministerial... uma visão carismática... [e acrescenta] ...Então, não tem esse
negócio de língua acabou ontem, e que agoira não se fala mais. ...É preciso
desenvolver todo esse lado dos carismas, da graça, dos dons; estarmos abertos a
isto, praticarmos isso."(Pg. 65).
* O diálogo teológico atual envolve
inclusive católicos romanos e teólogos declaradamente apostatatas. Um exemplo
disse é o Pr. Caio Fábio em seu livro "Novos Ministros para uma
Nova Realidade", onde ele se enche de admiração por Dietrich Bohoeffer
[1906-1945 - O teólogo alemão do "Cristianismo sem Religião" ou da
interpretação não religiosa do Cristianismo, que serviu de base, para os
téologos que criaram a "Teologia da Morte de Deus", propondo a
completa retirada do nome e da pessoa de Deus e da religião. Caio Fabio usa um
homem deste como modelo para os novos ministros brasileiros. Ouçamos o que ele
diz:
"...tenho uma profunda admiração
por Dietrich Bonhoeffer... Ele vê tudo ao longe, percebe que a maneira mais
própria de comunicar Cristo nos seus dias era a forma irreligiosa; era
transformar a linguagem religiosa em códigos de assimilação seculares, para o
homem do seu tempo o percebesse. Mas ele faz isso tudo sem perder o vínculo
profundo com a comunidade" (Pg. 38).
- Absorvendo esta cosmovisão
secularizante de Bonhoeffer, Caio Fabio propõe um rebaixamento da Teologia
claramente e exclusivamente fundamentadas nas Escrituras Sagradas por uma
cosmovisão, ou maneira de ver a vida fundamentadas nas ciências seculares.
Vejamos o 17º desafio que ele lança "Aos Novos Ministros Para uma Nova
Realidade": "Discernir que, num tempo como este nosso, o que menos
interessa á Teologia é ela mesma. ... É importante olhar a vida em
perspectivas antropológicas, sociológicas, psicológicas; é importante olhar
a vida em óticas políticas; é fundamental ver a vida por óticas
distintas. E a Teologia serve apenas para amarrar as pontas"
(Pg.68).
*Na citação acima ocorre uma destrutiva
contextualização do evangelho, pois Caio Fabio propõe olhar a vida, partindo
não da teologia bíblica, mas do contexto cultural. Há uma terrível inversão
metodológica, em vez de transformar a cultura humana partindo da teologia
Bíblica, faz exatamente o contrário, quer transformar a teologia bíblica partindo
do contexto cultural-filosofico-cientifico e religioso do momento. Vemos aqui
uma mal disfarçada rejeição a Verdade claramente derivada da Bíblia, a sã
doutrina ou Palavra de Deus. É o cumprimento de 2 Tm. 4:1-2. Propõe trocar a
ótica TEOLÓGICA pela ANTROPOLÓGICA (A partir do homem e ciências que
centralizam o homem: SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA, POLÍTICA, etc..). Para os ouvintes
atentos, dá para perceber que os sermões de Caio Fabio, embora aparentemente se
baseiem num texto bíblico, estão recheados de filosofias e ciências humanistas.
Ele, ainda tem a ousadia de propor, o uso da Teologia, apenas para amarrar as
pontas do "saco de gatos" humanístico proposto por ele.
Sua sanha demolidora chega ao ponto de
propor no final do 17º desafio o seguinte: " ...um dos desafios ao
ministério é "desministeriar"
o ministério convencional.".
Além de gostar de criar termos estapafúrdios e sem muito sentido como
"desministeriar", que não dá para saber exatamente o que é, mesmo
depois de sua explicação, sobra apenas, o desafio de secularizar o ministério
(como?), fugir da linguagem teológica tradicional (como fazer isto, sem
adulterá-la?). E neste ponto podemos perguntar, o que sobra de todo este
linguajar pomposo e confuso? Apenas a descaracterização do cristianismo autêntico,
por outro secularizado por um lado e mistificado pelo outro, dando largos
passos em direção a uma "teologia natural", que nada mais é que uma
anti-teologia, semelhante aquela dos teólogos que declararam a morte de Deus,
levando aos resultados lógicos a propostas de Dietrich Bonhoeffer [o teólogo
tão admirado e seguido por Caio Fabio].
Outra possibilidade, aparentemente
contrária a anterior, que seria o resultado ou somatória do misticismo
carismático-pentecostal , do ecumenismo e da contextualização cultural de Caio
Fabio, seria o siscretismo religioso das varias vertentes místicas brasileiras,
criando um tipo de evangélico, que já podemos ver hoje, pouco interessado nas
verdades objetivas e doutrinárias do evangelho, porém insanamente buscando
poderes e experiências místicas.
* Quanto ao diálogo com os católicos
romanos em seu ecumenismo indisfarçável ele diz: " Nós precisamos
recuperar a idéia do ecumenismo. Ecumenismo é quase sempre associado a
prostituição doutrinária... Nós somos filhos da reforma, herdamos aquela
obcecação pela idéia da verdade: a igreja Católica era mentira e nós
recuperamos a verdade. Então nós somos verdadeiros! Somos seres da verdade! E
isso em si só implica numa mentira, pois ninguém é dono da verdade. ... a nossa
obcecação pela verdade é uma coisa tão neurótica que sempre que achamos que
alguém quebrou um desses nossos sistemas de verdade, nós quebramos com a
pessoa!..." - O interessante é que Caio Fabio, como veremos mais tarde,
também quebra com quem discorda dele. O tratamente que ele dá aos
fundamentalista é desrespeitoso e ultrajante [Chama-os, embora sutilmente use o
pronome "nós", como vimos acima de "obcecados",
"neuróticos", fariseus", etc... ].
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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