23.13 - ESTUDO BIBLICO – Teologia Filosofía da Religião –
Classificação, característica e significação de Religião
O monoteísmo
As religiões monoteístas professam a
crença num Deus único, transcendente -- distinto e superior ao universo -- e
pessoal. Um dos grandes problemas do monoteísmo é a explicação da existência do
mal no mundo, o que levou diversas religiões a adotarem um sistema dualista, o
maniqueísmo, fundado nos princípios supremos do bem e do mal.
As grandes religiões monoteístas são
o judaísmo, o cristianismo -- que professa a existência de um só Deus, apesar
de reconhecer, como mistério, três pessoas divinas -- e o islamismo.
Elementos característicos dos sistemas
religiosos. Os princípios elementares comuns à maioria das religiões conhecidas
na história podem agrupar-se nos seguintes capítulos: crenças, ritos, normas de
conduta e instituições.
Toda religião pressupõe algumas
crenças básicas, como a sobrevivência depois da morte, mundo sobrenatural etc.,
ao menos como fundamento dos ritos que pratica. Essas crenças podem ser de tipo
mitológico -- relatos simbólicos sobre a origem dos deuses, do mundo ou do
próprio povo; ou dogmático -- conceitos transmitidos por revelação da
divindade, que dá origem à religião revelada e que são recolhidos nas
escrituras sagradas em termos simbólicos, mas também conceituais.
Os conceitos fundamentais
organizam-se, de modo geral, em um credo ou profissão de fé; as deduções ou explicações
de tais conceitos constituem a teologia ou ensinamento de cada religião, que
enfoca temas sobre a divindade, suas relações com os homens e os problemas
humanos cruciais -- a morte, a moral, as relações humanas etc. Entre as crenças
destaca-se, em geral, uma visão esperançosa sobre a salvação definitiva das
calamidades presentes, que pode ir desde a mera ausência de sofrimento até a
incógnita do nirvana ou a felicidade plena de um paraíso.
A manifestação das próprias crenças e
anseios mediante ações simbólicas é inerente à expressividade humana. Da mesma
forma, as crenças e sentimentos religiosos têm se manifestado através dos
ritos, ou ações sagradas, praticados nas diferentes religiões. Até no budismo,
contra o ensinamento de Buda, desenvolveram-se desde o começo diversas classes
de rituais. Toda religião que seja mais do que uma filosofia gera uma série de
ritos ao ser vivida pelo povo. Existem ritos culturais em honra à divindade,
ritos funerários, ritos de bênçãos ou de consagração e muitos outros.
Observa-se em geral, nas diversas
religiões, a existência de ministros ou sacerdotes encarregados de celebrar os
principais rituais e, em especial, o culto à divindade. Os atos mais
importantes desse culto são oferendas e sacrifícios praticados em conjunto, com
invocações e orações. Com freqüência celebram-se os ritos em lugares e épocas
considerados sagrados, especialmente dedicados à divindade, e observados com
escrupulosa exatidão através dos tempos.
O terceiro elemento característico de
toda religião é o estabelecimento, mais ou menos coercitivo, de normas de
conduta do indivíduo ou do grupo no que se refere a Deus, a seus semelhantes e
a si mesmo. O primeiro comportamento exigido é a conversão ou mudança para um
novo modo de vida. Com relação a Deus, destacam-se as atitudes de veneração,
obediência, oração e, em algumas religiões, o amor. Na conduta no âmbito da
esfera humana entra, em maior ou menor medida, um sistema de normas éticas.
Quase todas as religiões
cristalizam-se em algumas instituições dogmáticas (doutrinárias) e cultuais
(sacerdócio, hierarquia). Muitas delas chegam a institucionalizar a conduta,
com a criação até mesmo de tribunais de justiça e sanções e a organizar
administrativamente as diversas comunidades de crentes e suas propriedades.
Essas instituições dão forma e coesão aos crentes como um grupo social --
religião, povo, igreja, comunidade; a elas somam-se outras instituições
voluntárias de tipo assistencial ou de plena dedicação religiosa, que
correspondem a grupos informais dentro do grupo institucionalizado. As
instituições consideram imprescindível a forma externa, enquanto que a fé
considera o espírito interno como essencial à religião.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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